quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Em seu lugar

Quem já não vivenciou este ditado, ele é costumeiramente falado, e de tanto que já repetimos, esquecemos por diversas vezes o que ele quer dizer.
Não sou uma pessoa abastada financeiramente falando, mas também em comparação com a miséria, posso garantir que nada me falta. Para que eu possa entender como uma pessoa que mora na rua se sente, é preciso que eu me coloque no lugar dela, a ponto de sentir tudo o que ela sente. Sem muito esforço, eu posso imaginar que ela sinta fome, que o fato de estar na rua a faça sentir passar frio, que por ela não sentir o que é ter uma familia, ou apenas alguém que a defenda ela possa sentir solidão, e que a falta de amor, seja capaz de levar dela, o pouco de esperança que ela tem e quem sabe até mudar o seu caráter, a fazendo correr atrás de sanar as suas necessidades básicas, e até mais tarde seus desejos mais banais.
Como eu já lhes escrevi acima, nunca morei na rua para saber, por me imaginar no local delas, consigo sentir em partes, mas caso eu realmente quisesse saber exatamente, que pessoa eu seria, eu deveria deixar a minha casa, e ir viver nas ruas para saber exatamente.
Esta cena, esvaziar de si, e ir viver uma outra realidade, foi mais ou menos o que aconteceu na história de Jesus.
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;(Filipenses 2:7)
Abriu mão de sua glória, saiu de sua "casa", do reino dos céus. Isso ao meu ver vai ainda mais além do que eu sair do meu conforto, vai além de um alguém que vive na supremacia (Vamos supor uma presença monaquica - Príncipe Willian por exemplo), sair de sua realidade e viver humildemente servindo aos outros. Percebam o click! Vai além!
Quando Jesus esteve conosco, ele era homem, ele era Deus. Sentiu todas as necessidades que nós sentimos, viveu assim como nós vivemos, mas superou. Completou a sua missão quando na cruz por nós morreu, e para mostrar que a morte física não era o limite, ele ressucitou ao terceiro dia.
Assim como ele se colocou em meu lugar, já fiz por diversas vezes questão de me colocar no lugar dele. Eu "sendo Deus", colocaria o meu único filho para morrer em uma cruz? Eu "sendo" Jesus morreria por pessoas que o maltrataram, xingaram, e açoitaram até a morte, como o único objetivo de salvar a vida de quem não merece? Pois é, a resposta em minha mente é sempre não, por isso que em meus textos eu falo Dele, e não apenas de mim, muitas pessoas me questionam por que eu falo tanto de Deus, por que eu tomo determinadas atitudes consoante aquilo que era mandamento dele. Mas como eu já disse, eu já me coloquei no lugar dele por diversas vezes e não consigo encontrar em mim esta profundidade de cárater, nem em ninguém. E isso o torna Deus pra mim, Também o fato de eu estar tão longe da sublimidade dele, e mesmo assim, ele por tantas vezes me compreender. Quando você tiver algum questionamento de afrontar situações tão rudes, sem entender o por que de passarmos por isso ou aquilo. Lembre-se que ele sendo perfeito, passou pelos piores sentimentos, perseguido, tentado, traído e açoitado.
Eu vejo diversas pessoas, que escrevem ou dizem "Morro e não nego a Jesus", me questiono sobre isso, por que fácil é falar, dificil é se tornar real, quando nos apropriamos de condutas, e mudamos o nosso cárater para agradar pessoas apenas, é como se negassemos a Jesus, quando pecamos, estamos negando a Jesus.
É como se você recebesse aquela "super" declaração de um amor, eu te dou a Lua, o céu e as estrelas, juro, morro por você! E não ser capaz de mudar as coisas pequenas do dia-a-dia, nem tão pouco arredar o pé de suas convicções egoístas, afim de ter um pouco mais de harmonia.
Se coloque no lugar de Deus, em sua humildade, e não pelo seu poder de definir destinos. Pois a sua humildade vai além disso, ele nunca te obrigará a fazer algo que não queira, por que foi ele quem te deu o livre arbitrio.

2 comentários:

  1. Nossa Thally, meu post de hoje é clinicamente e resumidamente parecidissimo ao seu, mas de forma muito mais egoísta, pensando somente em mim... Muito lindo... Parabéns, com certeza hj eu olharei o mundo de outra forma e tentarei olhar amanhã e depois de amanhã, e depois e depois... da mesma forma, pois somente na pratica, conseguiremos mudar oq foi-nos ensinado na 1ª pessoa do singular. Te amo, minha sobrinha... beijos

    ResponderExcluir
  2. Amei o texto!!!
    é isso mesmo, temos que nos colocar no lugar das pessoas. Pois foi isso que Jesus fez por nós...
    Antes mesmo de existirmos, Ele sofreu, morreu por nós.

    ResponderExcluir