segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Inteligência x sabedoria


 Algo que vem me intrigando há um longo tempo, foi analisar a respeito de determinadas qualidades que são importantes ao ser humano, e o que realmente importa para Deus. Em meio a estes questionamentos, coloquei meus pensamentos em uma tremenda "sinuca de bico", ao contrapor, inteligência x sabedoria.
 E isso me levou a considerar os seguintes pontos:
 Em nossa educação, somos conduzidos há uma busca constante, por elevar nossos níveis de inteligência, a tal ponto de que possamos rapidamente captar as necessidades do ambiente em que vivemos, para que nos coloquemos naquele ponto, sanando, ou criando necessidade de determinado serviço, para que nos tornemos indispensavel em alguma coisa. Compreende!? As vezes, eu sei que não me faço muito clara, mas a idéia na verdade é muito simples. A capacidade de inteligência, é criar um vínculo, a partir de algo que só eu possa suprir. Pode parecer absurdo, e eu até vou usar adjetivos bem deste modo, para que você possa entender ao cúmulo que eu quero chegar.
 Um traficante por exemplo, quer tornar o usuário tão dependente da droga, que a sua vida longe disso, seja nula. Esta é a "lógica", do seu trabalho. Não ter trabalho algum, a não ser de tornar o seu cliente inicial, em um dependente "fiél". E queiram acreditar, essa realidade acontece até em igrejas. Muito triste, porém real.
 A televisão, internet, video games, e afins, tem o mesmo atrativo, a bestificação de nossas reais necessidades, por valores que eles querem que tenhamos, pelo simples fato de ser o que esta sobrando no mercado, nos tornando novamente viciados, em coisas que nem se quer precisamos, como tendências de moda, Big Brother e afins.
 Como já mencionei em outros textos, a frase detestavél do "mundo ser dos espertos",  é algo nato da nossa cultura, os valores deturpados contaminam o mundo de forma bem persuasiva. Ninguém quer na verdade saber o que você faz, e o que proporciona ao mundo, e sim qual sua aparência, e o que você possui.
 Se você ganhou na loteria, foi vencedor de um reality show, você é um cara de sorte, na visão de alguns      " abençoado",um guerreiro,  agora se o seu trabalho de uma vida toda, foi ser a dona de casa, que cuida de toda a estrutira de um lar, desde a roupa da familia até cuidar da educação dos seus filhos, isto significa que você não é nada, infelizmente, você não teve inteligência o suficiente para ser alguém na vida e teve que se limitar a esta condição de fazer algo que "qualquer um" estava capacitado a fazer e não quis, por almejar uma ocupação de maior e melhor destaque.
 Oh! Really! É por estes motivos que não questiono o fato do mundo achar banal, as qualidades que Deus busca em nós, nem tão pouco achar que os que esperam em Deus, são tolos. Afinal são coisas realmente muito distintas, e deve ser por este motivo, que Deus menciona sabedoria e não inteligência em seus textos.
 Um "inteligente" teria descido da cruz, e feito o povo pagar a ponto de entender seus pecados, um sábio, suportaria tudo calado, mesmo sabendo de seu poder para mudar aquela realidade, cumprindo sua missão, pelo fato de eles não saberem o que fazem.
 Me perdoem a forma chula com que me expressei, mas definitivamente preciso demonstrar meu desafeto por este tipo de comportamento que a gente vem se sujeitando, sabendo que a nossa cegueira
 só aumenta,a ponto de nos tornarmos robôs na frente de equipamentos de última geração repetindo tudo o que eles fazem e reproduzindo letras de músicas que dizem frases em inglês como " Eu amo como você mente pra mim", " Eu beijei uma garota e gostei", e " Eu necessito do seu mau romance". Fiasco ver criança na TV dançando com roupas minúsculas e cantando e este tipo de coisa. E a gente ainda aplaude e revê no Youtube.
 Novamente me desculpem se eu dei uma de Arnaldo Jabor, mas tem certas coisas que nauseiam mesmo, ou como diz o professor de dança, "dá vontade de gorfar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário